Que pistola é esta que vários jogadores levaram para o relvado no Qatar?

A pistola chama-se Theragun e foi desenvolvida pelo Jason Wersland, um quiroprático norte-americano. Esteve muito presente no Mundial do Qatar 2022 e por isso o nosso fisioterapeuta João Coito deu a sua opinião ao artigo realizado pelo editor-chefe Sérgio Pereira (@sergiolpereira) da revista digital Mais Futebol.

«Este método combina elementos tipicamente existentes na massagem convencional com terapia de vibração, sendo utilizada com vários objetivos, entre os quais aumentar a flexibilidade dos tecidos, aumentar o desempenho ou acelerar a recuperação. Até ao momento, porém, não há evidência científica que comprove tais efeitos.»

«Mas há outro aspeto que tem de ser levado em consideração, que é o feedback que os atletas nos dão. E nesse sentido geralmente os atletas referem que a utilização deste dispositivo contribuiu para a melhoria do bem-estar e da rigidez muscular a curto prazo.»

Na opinião do fisioterapeuta João Coito ainda é preciso esperar por mais estudos sobre o uso da pistola Theragun.

«Há vantagens, como o facto de ser um dispositivo portátil, de fácil utilização, poder ser utilizado pelo próprio atleta e o preço acessível. Mas tem limitações. Não quebra/desfaz fibroses ou aderências, o que é importante desmitificar- Não tem evidencia científica sólida, há sempre risco de má utilização e os efeitos sentidos são geralmente de curto prazo.»


Previous
Previous

Será o Treino Proprioceptivo importante?

Next
Next

João Mário quer começar forte a temporada